Foto: TV Globo
Tonico (Alexandre Nero) não desistirá enquanto não encontrar o paradeiro de Dolores (Daphne Bozaski) e Nélio (João Pedro Zappa). Os dois aproveitaram a ida do político para a Guerra do Paraguai e fugiram juntos para viver o grande amor que sentem um pelo outro.
Contudo, após um longo período procurando, Tonico encontrará o casal. Assim, durante uma discussão, o vilão jogará Nélio em um precipício e decidirá internar Dolores em um manicômio. Mas, a jovem conseguirá escapar do local com a ajuda de Celestina (Bel Kutner).
A princípio, a baronesa irá no manicômio buscar um funcionário da corte que receberá alta e se surpreenderá ao encontrar Dolores no hospital. “Nós ficamos sabendo o que o Tonico havia feito com você e o Nélio”, dirá Celestina. “Sabendo, como?”, indagará a irmã de Pilar (Gabriela Medvedovski).
“Nélio está vivo. Ele está no Rio de Janeiro”, revelará ela. “Vivo? Pedi tanto por um milagre. O Nélio vivo! E a nossa filha?”, questionará Dolores. Celestina contará que ninguém sabe onde está a criança. Mas, a jovem contará que a menina está com Tonico e explicará como descobriu.
“Mercedes está com o Tonico. Eu vi. Ele me mostrou uma fotografia com ela no colo”, dirá Pilar, deixando Dolores aos prantos. Celestina, então, terá a ideia de ajudar Dolores a fugir do manicômio. A baronesa trocará as roupas da paciente. Assim, elas fugirão do local em uma carruagem em uma das cenas mais aguardadas de Nos Tempos do Imperador.